A Orquestra do Norte realizou, no passado sábado, no Convento de São Gonçalo, o concerto de Páscoa, e que contou coma presença de muito público que no final ovacionou a atuação da Orquestra e do Coro Ensemble Vocal Pro Musica da cidade do Porto, que é um projeto de interligação Escola-Comunidade, que foi criado por José Manuel Pinheiro e por alguns dos seus alunos.
Tem como base um coro oriundo do Curso de Música Silva Monteiro, que é uma das escolas de ensino vocacional mais antiga de Portugal. Este concerto contou ainda com a participação da solista Patrícia Quinta e do solista Pedro Telles, ambos naturais da cidade do Porto e com um vasto curriculum. A obra interpretada pela Orquestra e Coro é da autoria de Karl Jenkins intitulada “The Armed Man: A Mass for Peace, que foi encomendada pela “Royal Armouries” para celebrar a passagem do milénio, tendo estreado em Londres a 25 de Abril de 2001 e homenageia o povo Kosovar que sofria as agruras da guerra. Esta obra tornou-se uma das peças mais executadas por coros de todo o mundo. A peça teve como objetivo principal encorajar os jovens a pensarem quais as consequências da guerra e da paz. Intercala as partes litúrgicas cristãs, muçulmanas e hebraicas com as guerras pelo mundo e pelos horrores que elas propiciam. Termina com uma oração que tem como objetivo principal tomar este mundo mais pacifico e sem ódios numa mensagem de ecumenismo.
Podemos dizer que de entre os muitos e bons espetáculos do programa cultural da Câmara de Amarante, e levados a cabo pela Orquestra do Norte, este talvez tenha sido o que mais prendeu a atenção do público que se manteve até ao final embebecido, não só pela mensagem que transmitia, mas sobretudo pela soberba atuação da Orquestra e do Coro, que foi dirigido pelo Maestro José Manuel Pinheiro, nascido em São Mamede de Infesta (Matosinhos) e que deixou um curso superior de engenharia eletrotécnica para se dedicar exclusivamente à musica, lecionando no Conservatório de Música do Porto, e no Curso de Música Silva Monteiro a disciplina e Classes e Conjunto- Coro.
Destaque no Jornal de Amarante (01/04/2010)