“O grande centro e santuário da romaria, a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, foi palco do Concerto de Coral Sinfónico “Messa Requiem”, obra de Giuseppe Verdi, iniciativa que assinalou também o início dos festejos do Senhor de Matosinhos, que decorrem este ano entre os dias 20 de maio e 12 de junho.
O Ensemble Vocal Pro Musica regressou, assim, à Igreja Matriz, trazendo consigo uma nova experiência musical coletiva, numa noite em que não foram apenas as habituais flores a decorar o santuário do Senhor de Matosinhos, mas também uma bonita moldura humana, onde também estavam presentes a Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, o Vice-presidente da Câmara, Carlos Mouta, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e a Vereadora Manuela Álvares.
Marcando o ritmo do início das festividades no ano de 2022, este concerto assinalou o trabalho e dinâmica que têm sido empregues pela estrutura artística do Ensemble Vocal Pro Musica, atuando em harmonia, num dos espaços de maior simbolismo e destaque em termos do vasto património histórico municipal.
Concebida num contexto associado a sentimentos de perda, e entendida como uma ode às memórias revestidas de paz e amizade, imbuídas por um espírito de esperança e luz, a obra tocada, “Messa da Requiem”, evocou valores como o perdão, a paz e a solidariedade num mundo onde é cada vez mais necessário apaziguar o medo e as incertezas.
A produção, promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos, contou com um elenco de mais de 125 músicos que compõem o Ensemble Vocal Pro Musica, os solistas Inês Pinho (soprano), Gisela Sachse (mezzo-soprano), Pedro Rodrigues (tenor) e Rui Silva (baixo), e a Orquestra do Atlântico. A Direção foi do Maestro José Manuel Pinheiro.”
- 20 de maio de 2022 às 21:30
- Igreja do Bom Jesus de Matosinhos
- Direção musical: José Manuel Pinheiro
- Solistas: Inês Pinho, Gisela Sachse, Pedro Rodrigues, Rui Silva
- Correpetição: Filipe Cerqueira e Miguel Hespanhol
- Ensemble Vocal Pro Musica
- Orquestra do Atlântico