Concerto de Reis


Mosteiro de Leça do Balio

 

Participação no Concerto de Reis realizado no Mosteiro de Leça do Balio, organizado e patrocinado pela Junta de Freguesia de Leça do Balio
“Noite memorável no mosteiro” (…) “o concerto de sábado é um orgulho para os habitantes da freguesia e para os próprios participantes. Para os cantores a melhor alegria que lhes pode ser dada é actuar para uma plateia superlotada” (…) “esta forma pode constituir uma das melhores maneiras de celebrar os mil anos do primeiro documento com referência ao Mosteiro de Leça do Balio.”
O Primeiro de Janeiro – 07 de Janeiro de 2004

“Centenas encheram por completo o Mosteiro para assistirem ao espectáculo” (…) “Sob a regência do professor José Manuel Pinheiro, actuaram, em conjunto, mais de 200 vozes” “Foi um magnífico espectáculo, segundo a opinião do público, pelo colorido, pela encenação e coreografia, numa movimentação constante, o que era inédito para quem ali se encontrava, mas acima de tudo pela extraordinária interpretação dos coralistas que, por isso mesmo, fizeram que a noite musical se tornasse inesquecível” (… “Foram muitas as palavras de enaltecimento, vindas do público, que não se cansou de elogiar, e que não regateou aplausos, no final com todos, de pé, a aplaudir.
Jornal de Matosinhos – 09 de Janeiro de 2004

“Foi um surpreendente Concerto dos Reis que teve lugar no Mosteiro de Leça do Balio. Surpreendente, pela excelente qualidade do espectáculo apresentado e que contou com a actuação de quatro grupos corais todos dirigidos pelo mesmo maestro. Assim, estiveram presentes o Orfeão de Matosinhos, a Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, os Ensemble Vocal Pro Musica e o Centro Cultural e Desportivo da APDL. Criou-se como que um ambiente mágico em torno do milenar Mosteiro de Leça do Balio, que se encontrava cheio de gente. A entrada foi triunfal, com a sala completamente às escuras. O primeiro coro entrou à luz de tochas e assim deu início a uma noite memorável. Actuação após actuação, os aplausos sucediam-se de um público extremamente agradado com o que via e, principalmente, ouvia. A forte adesão do público prova a qualidade do evento.” (…) “É um orgulho para nós, para a freguesia e para os próprios actuantes. Uma coisa é actuar numa sala média, outra é actuar para uma plateia superlotada, como é o caso.” (…) “O palco escolhido para este evento não poderia ter sido outro, quando ainda se comemoram os mil anos do monumento.”
Matosinhos Hoje – 14 de Janeiro de 2004