Concerto de natal na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos
O Ensemble Vocal Pro Musica apresentou-se na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos com “Natal (En)Cantado”, um concerto de natal onde estiveram em destaque algumas obras sacras dos grandes mestres da história da Música e algumas Músicas de Natal do Mundo.
“Alegrem-se, alegrem-se! Cristo nasceu de Virgem Maria! Alegrem-se!”, foi assim que os Ensemble Vocal Pro Musica iniciaram o recital com a peça medieval Gaudete publicada em 1582.
Foi depois dedicado à Virgem Maria, sua mãe, o Magnificat (também conhecido como Canto de Maria) de Pachelbel (1653-1706), um importante compositor do período barroco que gozou de enorme popularidade durante a sua vida.
O motete Ave Maria, um dos mais conhecidos do compositor alemão Franz Biebl (1906-2001), algumas harmonizações de compositores portugueses sobre cantos tradicionais portugueses de natividade, composições de John Rutter (1945), especialmente escritas para a celebração do Natal e Christmas carols, uma parte vital da época festiva e uma das tradições de Natal mais enraizadas na comunidade anglo-saxónica, ajudaram a completar o reportório natalício deste concerto.
O Ensemble Vocal Pro Musica é um coro fundado na cidade do Porto, em 1991, pelo Maestro José Manuel Pinheiro e por alguns dos seus alunos, tendo no momento cerca de 100 elementos ativos. Ao longo dos anos tem participado em concursos e festivais internacionais, apresentando também em concertos repertório desde a Música Popular à Música Contemporânea, passando pelo Jazz e Coral Sinfónico.
Conquistou vários prémios em concursos internacionais, sendo de destacar o 1º Prémio – Diploma de Ouro na Categoria de Música Sacra, bem como o Grande Prémio do Concurso de Veneza, em setembro de 2007, e, mais recentemente, uma Medalha de Ouro na Categoria de Música Sacra e Prémio de Melhor Interpretação no Concurso Praga Cantat 2018.
Apresenta-se ao público à capella, acompanhado ao piano por Filipe Cerqueira e por Miguel Hespanhol, em parceria com outros grupos vocais, assim como em conjunto com orquestras.